segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Farmacêutica e agora?

Como farmacêutica recém formada decidi escrever este blog com informações úteis sobre dúvidas que acabo tendo na farmácia e que acredito que muitos farmacêuticos recém formados também tem.


Pílula do dia seguinte

Qual a diferença do levonorgestrel de dois comprimidos ou um único comprimido? Após pesquisar um pouco descobri que a eficácia é a mesma. Nos estudos encontrados a diferença é que, tomando uma pílula e depois de 12 horas outra, há a possibilidade de esquecimento da segunda tomada diminuindo a eficácia, porém a pílula dose única tem maior chance de causar efeitos adversos como náuseas e vômitos.

Após tomar a pílula do dia seguinte quando virá minha menstruação? A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência pois contém uma dosagem muito alta de hormônios e desregula o ciclo menstrual. O sangramento uterino ocorre em 98% das mulheres dentro de 21 dias após o uso da pílula, se isso não ocorrer é indicado um teste de gravidez.

Até quantas horas depois da relação terá efeito? Deve ser tomado até 72 horas após relação (no caso dos que vem com dois comprimidos deve ser tomado pelo menos a primeira dose), depois de 72 horas não terá a mesma eficácia. Para saber mais http://redece.org/racional.pdf .

Diferença entre diclofenaco de potássio, diclofenaco de sódio, diclofenaco de colestiramina (resinato) e diclofenaco dietilamonio

Qual seria a diferença entre os vários tipos de diclofenacos? Há um mito de que a diferença entre o diclofenaco de potássio e sódio é de que o potássico age mais das vias respiratórias para cima e o sódico das vias respiratórias para baixo ou que o potássico age mais em tecidos "moles" (garganta..) e o sódico mais em tecidos "duros" (articulações..), porém não há estudos que comprovem isso.
Após pesquisar um pouco, encontrei estudos que se contradizem. O primeiro mostra que o diclofenaco de potássio tem liberação mais rápida e teria um efeito mais rápido que o de sódio, sendo mais indicado para casos agudos. Já no segundo estudo parece não ter diferença significativa na ação dos dois.
No caso do diclofenaco resinato, encontrei um estudo dizendo que por ser mais solúvel teria ação ainda mais imediata, porém a quantidade que chega no plasma é menor que no diclofenaco de potássio ou sódio, no fim acaba dando tudo na mesma.
Tinha esquecido... no caso do dietilamonio, a diferença é que este é só de uso externo.

Esclarecimento

Este blog foi criado para compartilhar dúvidas sobre medicamentos e assuntos relacionados a saúde. Procurarei colocar textos com base em literatura confiável (como artigos científicos), porém não me responsabilizo pelo uso das informações aqui publicadas, até estudos científicos se contradizem e é possível que o que for postado aqui já tenha sido questionado em novo estudo ao qual não tive acesso.